Politicas publicas de saude
DISCIPLINA: TÓPICOS GERAIS
ORIENTADOR: ALMIR DO NASCIMENTO SILVA
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE (SUS)
TERESINA-PI
2013
ALEXANDRE HENRRIQUE
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE (SUS)
Trabalho apresentado ao Centro Universitário UNINOVAFAPI como atividade discente para obtenção de pontos que comporão a 1ª nota da disciplina Tópicos Gerais, do Curso de Bacharelado em Fisioterapia, sob a orientação do professor Almir do Nascimento Silva.
TERESINA – PI
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------------------------------------- 04
DESENVOLVIMENTO ------------------------------------------------------------------------------- 05
CONCLUSÃO ------------------------------------------------------------------------------------------ 08
REFERÊNCIAS ---------------------------------------------------------------------------------------- 09
INTRODUÇÃO
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado no Brasil em 1988 com a promulgação da nova Constituição Federal, e tornou-se um acesso gratuito à saúde, direito de todos os cidadãos. O SUS é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal a cima de tudo de graça, para toda a população.
Antes da criação do programa, que completa 20 anos em 2008, a saúde não era considerada um direito social. O modelo de saúde adotado até então dividia os brasileiros em três categorias: os que podiam pagar por serviços de saúde privados; os que tinham direito à saúde pública por serem segurados pela previdência social (trabalhadores com carteira assinada); e os que não possuíam direito algum. Assim, o SUS foi criado para oferecer atendimento igualitário, cuidar e promover a saúde de toda a população.
O Sistema