Sus: Uma abordagem integrada
DISCIPLINA: TÓPICOS GERAIS
ORIENTADOR: ALMIR DO NASCIMENTO SILVA
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE (SUS)
TERESINA-PI
2013
ALEXANDRE HENRRIQUE
ALICIA CRISTINE
BOANERGES NAYRON
JÉSSICA DOS SANTOS
SEBASTIÃO NABUCO
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE (SUS)
Trabalho apresentado ao Centro Universitário UNINOVAFAPI como atividade discente para obtenção de pontos que comporão a 1ª nota da disciplina Tópicos Gerais, do Curso de Bacharelado em Fisioterapia, sob a orientação do professor Almir do Nascimento Silva.
TERESINA – PI
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------------------------------------- 04
DESENVOLVIMENTO ------------------------------------------------------------------------------- 05
CONCLUSÃO ------------------------------------------------------------------------------------------ 08
REFERÊNCIAS ---------------------------------------------------------------------------------------- 09
INTRODUÇÃO
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado no Brasil em 1988 com a promulgação da nova Constituição Federal, e tornou-se um acesso gratuito à saúde, direito de todos os cidadãos. O SUS é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal a cima de tudo de graça, para toda a população.
Antes da criação do programa, que completa 20 anos em 2008, a saúde não era considerada um direito social. O modelo de saúde adotado até então dividia os brasileiros em três categorias: os que podiam pagar por serviços de saúde privados; os que tinham direito à saúde pública por serem segurados pela previdência social (trabalhadores com carteira assinada); e os que não possuíam direito algum. Assim, o SUS foi criado para oferecer atendimento