TABAGISMO
Coordenação do Curso de Psicologia
MARINA BARROS VIEIRA
LÍVIA MARTINS PIMENTEL
TABAGISMO: INTERVENÇÕES INTERDISCIPLINARES
Teresina
2013
MARINA BARROS VIEIRA
LÍVIA MARTINS PIMENTEL
TABAGISMO: INTERVENÇÕES INTERDISCIPLINARES O pré-projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Psicologia da Faculdade Santo Agostinho como requisito parcial para a conclusão da disciplina Metodologia de Pesquisa aplicada à Psicologia sob orientação do professor Mestre Danilo Camuri.
Teresina
2013
1 TEMA: TABAGISMO: INTERVENÇÕES INTERDISCIPLINARES
2 DELIMITAÇÂO DO TEMA: AS INTERVENÇÕES INTERDISCIPLINARES COM OS PACIENTES TABAGISTAS DA UNIDADE INTEGRADA DE SAÚDE PARQUE PIAUÍ NA ZONA SUL DA CIDADE DE TERESINA.
3. CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA:
Estima-se que a cada ano no Brasil morrem cerca de 200 mil pessoas em decorrência do tabagismo que já é considerado um problema de saúde pública. Pesquisas divulgadas pelo Ministério da Saúde (MS) mostram que cerca de 80% dos fumantes desejam parar de fumar e destes apenas 3% a cada ano conseguem sem nenhum tipo de orientação ou apoio. Diante disso, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) coordena e executa, a nível nacional, o Programa de Tratamento do Tabagismo (PTT) que consiste na descentralização de ações integradas voltadas à cessação de fumar, corresponsabilizando estados e municípios no tratamento de pacientes tabagistas (BRASIL, 2001). No Piauí, os números preocupam. A prevalência de fumantes, em 2010, foi de 13,3% e subiu para 15,3%, em 2011. Para tentar conscientizar sobre o risco à vida causado pelo vício do cigarro, algumas instituições desenvolvem trabalhos voltados para a orientação e incentivo ao não uso do cigarro. No Centro de Atendimento aos Pacientes do Tabagismo, no Hospital do Parque Piauí, na