Sus Sistema Unico Saude
SUS
( Sistema Único de Saúde )
São Paulo
ABRIL/2013
SUMÁRIO
História do SUS 2
Desenvolvimento e princípios do SUS 2
Conclusão 4
Aspectos relevantes da política nacional de terapias integrativas e complementares do SUS 5
HISTÓRIA DO SUS
O SUS (Sistema Único de Saúde) começou a surgir na década de 70 com um movimento social organizado pelos estudantes, que reivindicavam a democracia no país, o fim da ditadura e um sistema de saúde que beneficiasse a todos.
Nessa época surgiu o movimento da ”Reforma Sanitária” que ganhou adeptos como o partido de oposição na época (PMDB), o grupo de médicos, enfermeiros, donas de casa, representantes sindicais, entre outros.
A proposta desse movimento era a implantação de um sistema de saúde que atendesse aquelas pessoas que não possuíam convênios médicos e nem carteira assinada (esses tinham o INAMPS) e que abrangesse um atendimento integral e gratuito a todos os cidadãos.
O resultado de toda essa mobilização social foi a inclusão na Constituição Federal de 1988: “a saúde como direito de todos e dever do Estado”. Em 1990, o Congresso Nacional aprovou a Lei Orgânica da Saúde, que detalha o funcionamento do Sistema. Portanto, o SUS resultou de um processo de lutas, mobilização, participação e esforços desenvolvidos por um grande número de pessoas.
DESENVOLVIMENTO E PRINCÍPIOS DO SUS
O SUS é um sistema público, organizado e orientado no sentido do interesse coletivo. Todas as pessoas, independente de raça, crenças, cor, situação de emprego, classe e local de moradia tem direito a ele.
Ele tem seus serviços administrados pelos gorvernos federais, estaduais e minicipais e por organizações cujo objetivo é garantir a prestação de serviços gratuitos a qualquer cidadão. Em locais onde há falta de serviços públicos, o SUS realiza a contratação de serviços de hospitais ou laboratórios