INTELIGENCIOLOGIA

303 palavras 2 páginas
No processo de aprendizagem da leitura e escrita, as atividades com objetos significativos para o aluno, com certeza, contribuem muito para o desenvolvimento da alfabetização. Quando o aluno percebe que o conteúdo estudado está ligado a assuntos do seu cotidiano, seu interesse é estimulado, pois entende que a língua escrita tem significado na sua realidade imediata, independente do método adotado.
Tudo o que é necessário se resume em dedicar um tempo para um bate-papo com os alunos sobre entretenimento, provocando uma conversa informal, perguntando como eles se divertem? O que eles curtem quando não estão na escola? Esporte, TV, passeios, brincadeiras...? O que eles mais gostam? Envolvendo todos os alunos e descobrindo a atividade prazerosa á maioria.
Usando o tema leitura e escrita, no primeiro dia da atividade proposta, uma música escolhida pelos alunos e lida sem melodia, como um texto, em uma leitura coletiva. No dia seguinte, a mesma música foi cantada pelas crianças com o auxílio do Vídeokê/Karaokê, despertando a atenção, a coordenação visomotora, ritmos, leitura e oralidade. A escola, o professor e todo aquele que está envolvido no âmbito da educação, que leva o saber e suas experiências a outras pessoas, devem compartilhar com elas atividades que sejam significativas, para ajudá-las a construir e desenvolver o seu próprio conhecimento. A reescrita textual de memória deve fazer parte do planejamento, pois é o momento de consolidação do que se está aprendendo. A partir daí, pode-se cantar a música, fazer uma dramatização e inventar!
É interessante mencionar ainda, que a atividade lúdica como estratégia de intervenção é de fundamental importância no trabalho do psicopedagogo, uma vez que os mesmos produzem situações psíquicas estruturantes na constituição do “eu”.

Relacionados

  • Ludico e empresas
    748 palavras | 3 páginas