Pedagogia
A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a "compreender" o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos estes casos estamos de certa forma, lendo, embora, muitas vezes, não nos demos conta.
A atividade de leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê.
A escola precisa mobilizar seus alunos internamente, pois aprender a ler requer esforço e, para isso, deve fazê-los compreender que a leitura é algo interessante e desafiador, algo que conquistado plenamente, dará autonomia e independência. Sendo assim, se faz necessário que a escola disponha de bons livros; organize momentos de leituras, em que o professor também leia, planeje atividades diárias, garantindo que as de leitura tenham a mesma importância, que possibilite aos alunos a escolha de suas leituras e o empréstimo de livros na escola, e que crie nas dependências escolares um espaço destinado somente à leitura.
As expectativas são muitas, umas delas é que o aluno goste realmente de ler livros, que ele crie certa dependência para com eles. Como também que ele leia bem, e saiba interpretar o que está no livro.
Considerando todos os fatos podemos tirar a conclusão que; atualmente a importância da leitura vai além do saber ler, mas também aprender a interpretar o que está sendo lido e ensinar a importância da leitura em mundo de tecnologias e facilidades. A magia da leitura, a imaginação “correndo solta”, o prazer dos livros que não há no computador.
Um grande desafio, que nós educadores devemos levar com seriedade, plantar uma semente no coração dos alunos, para que essa árvore cresça durante toda a vida sendo regada pelo amor dos livros.
Crianças