Surto de rotavirus
O rotavírus é um vírus RNA pertencente à família reoviridae. Existem sete grupos desses vírus, denominados A, B, C, D, E, F e G.
O tipo A é o mais comum, sendo responsável por mais de 90% das infecções em seres humanos.
A etiologia das diarréias pode envolver vários agentes, como vírus, bactérias e parasitas. Os agentes bacterianos são relativamente mais importantes em países em desenvolvimento, enquanto os agentes virais são mais relevantes em países industrializados. A importância desses agentes está relacionada às condições de higiene e saneamento básico da população
Transmissão
O rotavirus é eliminado em grande quantidade pelas fezes do doente, sendo a transmissão pela via fecal-oral ou provavelmente por secreções respiratórias. A água e os alimentos contaminados também podem ser fontes de transmissão do rotavírus.
Sintomas
Os sintomas predominantes são:
-Diarreia aguda e aquosa, sem a presença de muco.
-Vômitos, dor abdominal, náuseas.
-Febre alta e mal-estar geral.
Esses sintomas podem evoluir facilmente para a desidratação, principalmente em crianças pequenas.
Surto
Após analisarem todas as amostras consumidas por 720 funcionários de uma empresa fluminense, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro conseguiu identificar o que havia causado um surto alimentar em 51 pessoas. O pão com manteiga servido horas antes dos aparecimento dos sintomas muito provavelmente estava contaminado por rotavírus.
Para chegar ao veredito, o grupo de cientistas avaliou as práticas de higiene dos responsáveis pela preparação dos alimentos. Descobriram que, no dia do surto, o responsável pela preparação dos pães estava com mal-estar, vômito e diarréia. Dias depois, o funcionário recebeu o diagnóstico de infecção por rotavírus. O mesmo ocorreu com os outros 51.
Para prevenir a contaminação devem ser adotadas medidas de higiene como :
Lavar bem as mãos com água limpa e sabão.
Lavar os alimentos e as frutas a serem