Surto de origem alimentar
Considerando o fato de que os microrganismos patogênicos podem causar as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA’S), faça uma pesquisa sobre um Surto de Origem Alimentar com algum alimento do seu interesse e/patógeno que tenha ocorrido preferencialmente no Brasil, seguindo o roteiro abaixo: a) Qual o patógeno incriminado? Características do agente etiológico?
O agente patogênico é o Clostridium botulinum.
É um bacilo Gram positivo, esporulado, anaeróbico estrito, mesófilo, desenvolve-se num ph neutro. b) Quais foram os alimentos envolvidos nesse surto?
O alimento envolvido nesse surto foi o queijo tofu, queijo de soja. c) Quantas pessoas foram acometidas? Quais foram os sintomas relatados?
No artigo três adultos e uma criança foram infectas sendo que uma delas veio a óbito.
Os sintomas relatados ptose palpebral, vertigem, disfonia, vômitos, disfagia, diplopia, insuficiência respiratória, desorientação, disartria, baixo nível de consciência e fraqueza muscular. d) Que falhas foram ocasionadas?
As falhas que foram ocasionadas são o preparo do alimento (caldo de tofu), o manuseio, a origem do alimento (comercial ou artesanal) e as condições de conservação e preparo. e) Quais medidas profiláticas poderiam ter sido adotadas para que esse surto fosse evitado?
Para que o surto fosse evitado deveria ter sido feita a compra do queijo de um fornecedor seguro/confiável, o armazenamento do alimento deveria ter sido feito corretamente (temperatura de 4ºC), cozinhar em temperaturas superiores a 65ºC, higiene pessoal do responsável pelo preparo do alimento entre outro. f) Comente sobre a epidemiologia do microrganismo patogênico estudado?
O botulismo alimentar é uma doença neuropática que pode ser letal se não tratada e é causada pela ingestão de neurotoxinas presentes em alimentos contaminados previamente pela bactéria Clostridium botulinum.
Os casos registrados da doença estão relacionados com a