PESQUISA SOBRE UM SURTO DE ORIGEM ALIMENTAR
a) Qual foi o patógeno incriminado?
b) Quais foram os alimentos envolvidos?
c) Quantas pessoas? E, quais foram os sintomas relatados?
d) Quais foram as falhas cometidas?
e) Quais os cuidados (medidas de prevenção) que deveriam ter sido adotados para que esse surto fosse evitado?
f) E, por último comente sobre a epidemiologia (número de casos já relatados do patógeno pesquisado por alimento em uma determinada região).
a) Listeria monocytogenes, Escherichia coli e Bacillus cereus.
b) Carne, queijo e espinafre.
c) 23 casos; Náuseas, vômitos, diarreia, febre e dor abdominal.
d) Utilização de alimento em estado de decomposição, contaminação de água ou alimento por fezes humanas (E. Coli), alimento mal cozido e indevidamente refrigerado.
e) Escolher alimentos frescos no caso de verduras, legumes e hortaliças, segundo a portaria 2619/11 os alimentos devem ser inspecionados no momento da recepção, observando a integridade da embalagem, prazo de validade, número de registro no órgão oficial, quando obrigatório, identificação de origem: razão social e endereço do fabricante, do distribuidor quando proprietário da marca e do importador, para alimentos importados; os alimentos devem seguir os seguintes parâmetros de armazenamento Leite e derivados, ovos, frutas, verduras e legumes higienizados, fracionados ou descascados, sucos e polpas: no máximo a 10ºC ou conforme especificação do fabricante; ainda segundo a portaria 2619/11 a higienização de frutas, verduras, legumes e demais vegetais deve ser feita por meio de seleção para a retirada de partes deterioradas, brotadas, de sujidade, pragas e vetores, a lavagem deve ser feita em água corrente potável, individual, folha por folha, legume por legume etc. os alimentos quentes prontos para o consumo devem ser mantidos à temperaturas superiores a 60 ºC, por no máximo 6 horas ou 1 hora abaixo de 60 ºC; o manipulador deve fazer a higiene de mãos e antebraços adequadamente para