Surrealismo
2. Surrealismo Sofrendo várias influencias por parte do psicólogo Sigmund Freud, este estilo contém uma combinação do figurativo, do abstrato, do irreal e do inconsciente. Segundo os surrealistas, a arte deve ir além da consciência habitual e procurar expressar o mundo do inconsciente e dos sonhos. Este movimento procura juntar os poderes da imaginação e tentar oferecer uma ampliação da consciência.
3. Surrealismo O surrealismo como movimento visual acaba por encontrar um método: expor a verdade psicológica ao desvendar objetos/seres normais a fim de criar uma imagem que ia além da organização natural. Pintura de Salvador Dali
4. Surrealismo Houveram vários pintores surrealistas produtores de obras que foram demarcações da evolução da estética do movimento, por exemplo: La Voix des Airs, de Magritte, onde se veem três enormes esferas que flutuam sobre uma paisagem; A Persistência da Memória, de Salvador Dali, em que relógios de bolso parecem derretidos.
5. Surrealismo La Voix des Airs, de René Magritte
6. Surrealismo A Persistência da Memória, de Salvador Dali
7. Surrealismo Os artistas pintavam panoramas assustados e sem lógicas mas com precisão fotográfica. Criavam criaturas estranhas a partir de objetos do dia-a-dia ou desenvolviam técnicas de pintura que permitiam que o inconsciente se expressasse. Os quadros surrealistas, embora figurativos, representam um mundo estranho, cujas imagens vão desde a serenidade de sonho até a fantasia de pesadelo.
8. Surrealismo Quadro publicitário que contém as características surrealistas de Salvador Dali e de René Magritte
9.