surrealismo
As características deste estilo: uma combinação do representativo, do abstrato, e do psicológico. Segundo os surrealistas, a arte deve se libertar das exigências da logica e da razao e ir além da conciencia cotidiana, expressando o inconsciente e os sonhos. O principal teórico e líder do movimento é o poeta, escritor, crítico e psiquiatra francês André Breton(1896-1966), que em 1924 publica o primeiro Manifesto Surrealista.
No manifesto e nos textos teóricos posteriores, os surrealistas rejeitam a chamada ditadura da razão e os valores burgueses como pátria, família,religião, trabalho e honra. Humor, sonho e a contra-lógica são recursos a serem utilizados para libertar o homem da existência utilitária. Segundo a nova ordem, as idéias de bom gosto e decoro devem ser subvertidas. Neste sentido, o Surrealismo aproximava-se daquelas que eram chamadas de vanguardas positivas, como o neoplasticismo, chegando inclusive a dialogar com o movimento comunista. No entanto, pela sua proposta estética, está mais próximo das vanguardas negativas, como o supracitado dadá, de onde surgiu parcialmente.
Uma das principais idéias trabalhadas pelos surrealistas é a da escrita automática, segundo a qual o impulso criativo artístico se dá através do fluxo de consciência despejado sobre a obra. Ainda segundo esta idéia, a arte não é produto de gênios, mas de cidadãos comuns.
Principais Artistas Surrealistas
Salvador Dalí (1904-1989
Salvador Felipe Jacinto Dalí, ou apenas Salvador Dali, nasceu em 11 de maio de 1904, em Catalunha, na Espanha.
Mostrava desde muito cedo interesse pelas artes plásticas, indo estudar em uma escola de artes em San Fernando. É interessante falar que Dali foi expulso da escola por considerar que ninguém seria capaz de avaliá-lo como deveria. Na década de 1920 conheceu alguns artistas famosos como Federico Garcia Lorca, Luís Bruñel, Rafael Alberti e Picasso o qual sofreria influência artística.
Na década de 1930 se deu uma