Surrealismo
SURREALISMO: O DISCURSO E A OBRA
Resumo do Projeto: (Escrever de maneira resumida os objetivos e a metodologia a ser utilizada. No máximo 250 palavras significativas).
Abordaremos o movimento surrealista de forma a estabelecer relações deste com a Arte Contemporânea. Conceitos recentes como instalação, performance, ambientação, arte conceitual, objeto, etc. parecem estar intimamente conectados a este movimento.
Estudando tais afinidades não poderíamos deixar de tocar também num ponto crucial desta discussão: a racionalidade que envolvia os procedimentos surrealistas. Tal abordagem resulta em colocar em pauta a incongruência entre o discurso surrealista e suas obras. Buscamos saber como este discurso sobre o inconsciente e o irracional pode vir a resultar em obras de artistas como Salvador Dali, René Magritte e Marcel Duchamp.
Palavras-chave: (Constantes no Título e/ou Resumo)
1. SURREALISMO 2. RAZÃO
3. ARTE CONTEMPORÂNEA 4. HISTÓRIA DA ARTE
Formulação do Problema: (Análise da situação que caracteriza a existência de um problema e a necessidade de uma resposta técnica e/ou científica, que conduza a solução de um questionamento formulado).
O movimento Surrealista oficial1 é permeado pelo discurso do irracional, do inconsciente e do ilógico. Tal operação se deu por oposição ao Purismo, movimento do mesmo período que pregava uma lógica matemática para a arte.
Porém, analisando algumas obras surrealistas, podemos perceber claramente que são resultado de um processo racional bastante intrincado que simula obras que viriam do inconsciente. Foi o próprio Freud, pai da psicanálise, o primeiro a desmascarar tal processo.
Este trabalho irá, portanto estudar este tema e verificar sua validade. Descobrir até onde vai esta razão “outra” do Surrealismo e de que forma ela dialoga com a Arte Contemporânea.
Justificativa: (Relacionar as razões determinantes e a importância técnica e/ou científica, econômica e social do