SEMIOLOGIA
Semiologia ou propedêutica: é a parte que esta ligada ao estudo dos sinais e sintomas das doenças humanas e animais. Vem do Grego semîon, sinal + logos, tratado, estudo. A semiologia é muito importante para o diagnostico da maioria das doenças.
Sintomas: são alterações do organismo relatadas pelo próprio paciente, de acordo com sua percepção de sua saúde. Apenas a pessoa consegue identifica-los, não sendo possível outra pessoa diagnosticar. Ex.: polidipsia (sede exagerada ou patológica); astenia (falta de vitalidade, e perda de energia em consequência de um estado de fraqueza geral, fadiga); dislalia (dificuldade na pronuncia de palavras); disfagia (dificuldade na deglutição).
Sinais: são alterações do organismo de uma pessoa que podem ser percebidas através do exame medico ou medida em exame complementares. Não é necessário que o paciente relate o sinal, pois outra pessoa pode identifica-lo. É uma característica da doença. Ex.: febre.
Dor: sensação desagradável, que varia desde o desconforto leve ao intenso, associado a um processo destrutivo atual ou potencial dos tecidos que se expressa através de uma reação orgânica e/ou emocional, pois este é considerado o quinto sinal vital.
EVA- Escala Visual Analógica, melhor utilizada em pacientes com dor crônica (mais de seis meses).
0,1, 2 LEVE
3, 4,5, 6, 7 MODERADA
8, 9, 10 INTENSA
Semiogenese: visa à compreensão dos mecanismos responsáveis pelo aparecimento dos sinais e sintomas. Há necessidade da compreensão da patologia e fisiologia.
Semiografia: notação por meio de sinais. Ex.: partituras, ECG.
Semiotecnica: utilização de recursos disponíveis para examinar o paciente.
Clinica propedêutica: reúne e interpreta as informações obtidas através da semiotecnica.
CASO CLÍNICO
M.N.S.F, 65 anos, diabética, hipertensa, deu entrada na urgência e emergência do PS do Guamá as 21 hs, queixando-se de cefaleia intensa, paresia (paralisia no nervo ou musculo que não perdeu inteiramente a