Surgimento e desenvolvimento do Turismo
LICKORISH, Leonard J. e Carson Jenkins, Introdução ao Turismo, CIP- Brasil, Rio de
Janeiro, 2000.
O Surgimento e Desenvolvimento do Turismo
O turismo é uma inovação recente. O conceito de viagem com intuito de recreação era totalmente novo. Na era medieval, e quase até o final do séc. XVI, a população que vivia em comunidades agrícolas era estática e raramente saía da vila ou da área local.
Mesmo com o início da revolução industrial, que começava no séc., XVIII, apenas uma classe rica, denominada "elite", tinha direito as viagens e ao lazer. Na verdade, à proporção que a industrialização crescia, o tempo de lazer e as férias tendiam a diminuir.
A expansão do turismo com o crescimento da população e o aumento das riquezas no séc. XVIII foi estimulada por determinantes clássicos da demanda - lazer, tempo, dinheiro e interesse - ou o que é agora denominado preferência do consumidor. O desenvolvimento pode ser dividido em quatro estágios distintos, altamente influenciados pelas mudanças no transporte. Entretanto, as melhorias no transporte não foram às responsáveis pela criação do turismo. O interesse latente e a demanda já existiam.
O primeiro dos quatro estágios compreende um período chamado de turismo pré histórico: a era medieval e início do séc. XVII. O aumento gradual da riqueza, a extensão das classes sociais, os efeitos da Reforma e a secularização da educação estimularam o interesse por outros países e a aceitação da viagem como um elemento educacional.
A era das ferrovias representou o segundo estágio. Trens e navios a vapor transformaram as oportunidades de viagens. Inventou-se a viagem em massa e, com ela, o desenvolvimento de resorts e a introdução da indústria de viagens, formadas por agências e operadoras de turismo, com novos métodos de marketing, como excursões organizadas, pacotes turísticos, etc. O desenvolvimento da infra-estrutura de acomodações e resorts seguia a expansão da capacidade do