-Informativo-Turismo-e-os-Transportes
| D E S I G N A Ç Ã O ( S ) : : O Turismo no Mundo Actual – Uma
Indústria Globalizante
| PROFESSOR: Aires Barros
O TURISMO
Dos primórdios ao século XVIII
O turismo, em termos históricos, teve início quando o homem deixou de ser sedentário e passou a viajar, principalmente pela necessidade de comércio com outros povos. É aceitável, portanto, admitir que o turismo de negócios antecedeu o turismo de lazer.
O hábito de viagens para outras localidades por inúmeros motivos é um fenómeno antigo na história da humanidade. Os primeiros relatos sobre viagens em massa dão conta do seu surgimento na Babilónia por volta de 4000 a. C., com a necessidade de expansão do império babilónico, do Mediterrâneo ao Golfo
Pérsico, fomentada pela criação de estradas para a deslocação de tropas militares. Sabe-se que 3000 a. C., o Egipto já era uma Meca para os viajantes que para lá afluíam para contemplar as pirâmides e outros monumentos. Talvez tenham sido os fenícios aqueles que mais cedo praticaram o conceito moderno de viagem. Sendo a Fenícia uma região inóspita para o desenvolvimento da agricultura houve necessidade de se desenvolver o comércio internacional como instrumento de sobrevivência. Na Grécia antiga, o hábito de viagens também foi disseminado. Existem registos de viagens organizadas para a participação em jogos olímpicos. Talvez date desta época o Turismo Desportivo.
No século V a.C., Heródoto, um dos primeiros historiadores da humanidade, viajou pela Fenícia,
Egipto, Grécia e Mar Morto (Ignarra, 2000: 16). Os romanos terão sido os primeiros a viajar por lazer. O
Império Romano construiu muitas estradas, o que foi determinante para que seus cidadãos viajassem longas distâncias. De Roma saíam contingentes importantes para o campo, o mar, as águas termais, os templos e os festivais. Surgia nessa época a hotelaria como elemento fundamental na viabilização do turismo (Ignarra, 2000: 16).