Surgimento das células eucariontes
SURGIMENTO DAS CÉLULAS EUCARIONTES
Há 3 bilhões de anos as primeiras células começaram a se formar dando origem a forma de vida primitiva. Como na Terra tinham apenas traços de oxigênio, os primeiros seres primitivos foram chamados de anaeróbicos, que tinha capacidade de se auto reproduzir, tornando-se então individualista. Com o surgimento dos organismos autotróficos, foi visto que eles produziam gás carbônico, agua, energia como fonte da sua própria alimentação, e com isso possibilitou o aparecimento de muitos outros organismos.
As células procariontes eram células simples, que vem do nome “pro = primeiro e cario = núcleo”. Com a evolução dessas células vieram as células mais complexas, que são as eucariontes (figura 1).
Imagem 1
(http://bioterra-catarina.blogspot.com.br/2009/11/dos-procariontes-aos-eucariontes.html)
Quando as células anaeróbicas lançam traços de oxigênio na terra, ela vai se modificando até que consegue enfim desenvolver a aptidão de utilizar o CO2 e a energia luminosa que nasce a partir daí a fotossíntese, como esses não necessitavam do oxigênio foram chamados de autótrofos. E com isso liberaram esse gás para atmosfera que possibilitou a respiração aeróbica. Nas células eucariontes as membranas separam os cromossomos do citoplasma e o cito esqueleto é o responsável pelos formatos.
Imagem 2
(http://1.bp.blogspot.com/-elt5S5e7RLY/Tqc4UP31Z-I/AAAAAAAAAAU/JQobPG1S35E/s1600/Celulas%2BBiologia.gif)
As células eucariontes possuem um núcleo totalmente individualizado envolvido pela membrana nuclear e possui o citoplasma que fica entre a membrana nuclear e a membrana plasmática. Possui também o citoesqueleto que é responsável por conservar o formato da célula e as junções celulares, ajudando nos movimentos celulares. Além de possuir as organelas celulares como: lisossomos, complexo de golgi, nucléolos entre outros.
De acordo com a Teoria da Endossimbiose, o período de tempo da