Origem das Células
A Origem das Células
São Paulo, 2014
Sumário
Introdução
Este trabalho tem a finalidade de explicar a origem das células. Assim como o processo evolutivo que deu origem as primeiras formas de vida na Terra. Serão apontadas características e funções de células eucariontes e procariontes, o processo de evolução destas, a origem dos organismos fotossitetizantes, falará sobre a teoria da endossimbiose criada por Lynn Margulis, sobre a membrana plásmatica e a sua capacidade de invaginação e sobre o envoltório nuclear. Mostrando que mesmo a célula sendo a menor unidade de vida capaz de viver de forma autonoma, ela tem uma grande importância para a diversidade de organismos no planeta.
Origem e evolução das células
fonte: www.google.com.br
Com base em estudos, as primeiras células surgiram na terra há 3,5 bilhões de anos, no começo do período pré-cambriano. A hipótese é que componentes da atmosfera primitiva, composta por amônia (NH3), metano (CH4), água (H2O), gás hidrogênio(H2) e gás carbônico(CO2) sofreram influência de descargas elétricas oriundas de tempestades frequentes, dos raios ultravioletas e do calor. Com isso, os componentes combinaram-se formando as primeiras moléculas orgânicas. Tais moléculas teriam se aglomerado, formando aglomerados proteicos e, assim, dado origem às primeiras formas de vida primitivas, que se alimentavam dos compostos carbônicos inorgânicos presentes nos aglomerados, ou seja, seriam heterotróficos (hetero = diferente; trofo = alimento). A partir do metabolismo desses aglomerados, formaram-se novos compostos.
A menor unidade da vida é a célula. Todas as funções e características dos seres vivos dependem das células que os constituem, pois as células são as unidades morfológicas e fisiológicas de todos os organismos vivos no planeta. Células originam outras células e podem tanto ter vida livre (como muitas bactérias), ou,