Origem da célula
Atualmente existe dois tipos de células, as procariontes e as eucariontes. Apesar de ambas possuírem Material genético, elas também possuem algumas diferenças. A célula procariótica possui seu material genético disperso no citoplasma, e possui uma estrutura intracelular simplória, já a célula eucariótica, possui um recipiente chamado núcleo onde fica localizado o seu material genético, além dessa organização, ela possui diversas organelas e endomembranas, organizada a modo de executarem adequadamente suas funções essências de manter o equilíbrio da vida celular.
2. Discuta a teoria da endossimbiose.
A teoria da endossimbiose, explica a associação estável de células, Um exemplo é a eucarionte, que possui como uma de suas organelas principais, a mitocôndria ou até mesmo o cloroplastos que são são células que se associaram á uma celular maior e hoje executam um papel fundamental para a vida celular eucariotica. A entrada de uma célula procarionte em outra célula maior e a convivência delas em harmonia é denomidada endossimbiose.
3. Quais as evidências que sugerem que as mitocôndrias e cloroplastos originaram-se de procariotos que foram engolfados?
A teoria da endossibiose defende que ocorreram modificações estruturais (desdobramento em sua membrana celular) nessas células procariontes, elas ganharam maior capacidade de absorção por aumentar sua superfície de contato, trazendo como consequência a facilidade de envolver e absorver corpos externos. Dois tipos de encontro entre procariontes que fazem uma simbiose são elas predação agressiva e a invasão pacífica. Logo uns desses corpos engolfados foram às mitocôndrias e/ou os cloroplastos. Isso fica fortemente evidenciado quando é encontrado material genético dentro da mitocôndria ou no cloroplasto que inclusive ainda se encontram operante.
4 Analisando o contexto evolutivo, discuta porque a aquisição de mitocôndrias e cloroplastos foi