geometria analítica
Viscosidade é a resistência ao escoamento. É o resultado do atrito interno, que se opõe a fluidez. Fluidez é a facilidade de escorrer.
Rafael: Logo, quanto mais sólido um material, dizemos que tem maior viscosidade; quanto mais líquido, maior a fluidez.
A plasticidade é a propriedade mais importante dos materiais betuminosos, porque praticamente todas as aplicações ou trabalhos com esses materiais dependem da plasticidade.
Rafael: Penetração, dureza, ductilidade, destilação etc. não passam de outras maneiras de avaliar a viscosidade de materiais sólidos à temperatura normal.
Os materiais betuminosos fundamentais são plásticos ou fluidos na temperatura ordinária, ou podem assim torna-se com o aumento da temperatura.
Rafael: Pelo aquecimento um sólido pode passar a líquido, e de líquido a gasoso. A sensibilidade ao calor varia de material a material, e é alta para os betumes. Por isso eles são fluidos ou plásticos já em temperaturas relativamente baixas.
A viscosidade, como medida da plasticidade, só é determinada para as substâncias oleosas ou líquidas.
Rafael: Por isso ela é uma propriedade que só é medida quando se trata de materiais betuminosos de consistência oleosa ou líquida nas temperaturas normais.
Há diversas maneiras de medir a viscosidade. O processo mais comum é medir o tempo que uma determinada quantidade de material leva para escoar através de um orifício-padrão, a uma temperatura estabelecida pelo método.
Rafael: É o processo mais antigo de medir a viscosidade. Mas hoje em dia é muito mais utilizada a viscosidade cinemática, que relaciona a adesão do fluido às paredes do recipiente com a sua densidade.
DUREZA
Dureza é a resistência que os corpos opõem à penetração ou risco. Relativamente aos outros materiais de construção, os betumes têm pouca dureza.
Rafael: No entanto, ela é tão importante para os materiais betuminosos que serve para identificar os asfaltos. Se um material betuminoso tem pouca dureza, suas