Pintores do Impressionismo
O impressionismo foi um movimento artístico (artes plásticas e música) que surgiu na França no final do século XIX. Este movimento é considerado o marco inicial da arte moderna. O nome “impressionismo” deriva de uma obra de Monet chamada Impressão, nascer do Sol (1872).Características do impressionismo nas artes plásticas: Ênfase nos temas da natureza, principalmente de paisagens; Uso de técnicas de pintura que valorização a ação da luz natural; Valorização da decomposição das cores; Pinceladas soltas buscando os movimentos da cena retratada; Uso de efeitos de sombras coloridas e luminosas.
Claude Monet
Na capital francesa, a arte de Monet começou a ser reconhecida. Em 1872, duas obras do artista entraram para o Salão Oficial de Pintura de Paris. Já que sempre gostou de pintar ao ar livre, Monet teve uma catarata no final de sua vida, resultado da frequente exposição ao sol.
Apesar da doença, o artista não parou de pintar, mas passou a usar cores mais fortes em suas obras. Claude Monet morreu em 1926 e é o maior representante da pintura impressionista de todo o mundo.
Oscar Claude Monet nasceu em 14 de novembro de 1840 no interior da França. Aos 19 anos foi morar em Paris, onde conheceu sua esposa Camille, frequentemente retratada em suas obras, até mais de uma vez no mesmo quadro.
(Femmes au jardin)
Edgar Degas
Dominado pelo desejo de penetrar na vida moderna, gostando de corridas de cavalos, de espetáculos teatrais de toda ordem, devido a seu gênio observador e seu dom de fixar os movimentos em ação, Degas abandonou a carreira de pintor acadêmico. Procurou fixar, usando a cor impressionista para enfeixá-la e subordiná-la ao desenho das silhuetas, o que seu espírito sentia de interesse pela atitude e figura humanas, principalmente as da mulher. Em cores sóbrias, mas transparentes e leves em sua luminosidade, em pinceladas sutis e separadas, criou seu próprio estilo, que, se deve alguma coisa ao Impressionismo, também deve ao