vibração nr 15
Resumo: Existem inúmeras atividades cotidianas que submetem o corpo humano a exigências de natureza vibratória. Dentre várias atividades podemos citar a condução de tratores e caminhões. Este artigo tem como principal objetivo analisar os principais elementos que influenciam na vibração de um caminhão. Inicialmente será feita uma medição dos valores de vibração em condições normais (caminhão descarregado, pneus com pressão adequada e velocidade média baixa e piso de asfalto em bom estado) e posteriormente serão alteradas algumas condições como a velocidade média e condições da via para que possamos estudar a influência no valor da vibração em cada caso.
Palavras chave: vibração.
1. INTRODUÇÃO
A vibração pode ser entendida como a oscilação de segmentos de um corpo em torno de um determinado ponto fixo ou de referência. O número de repetições desse ciclo durante o período de um segundo é a sua frequência e tem como unidade o Hertz (Hz). Dessa forma, os efeitos da vibração sobre o corpo humano dependem, entre outros fatores, das frequências em que estas ocorre, sendo as baixas frequências (até cerca de 100 Hz) as mais prejudiciais, pois nessa faixa ocorre a ressonância das partes do corpo afetadas, o que não ocorre normalmente acima de 100 Hz, visto que tais vibrações são, em geral, observadas por nossa estrutura.
Conforme determina o anexo 8 da Norma Regulamentadora nº 15 (NR-15), a caracterização da insalubridade por vibração deverá se dar por perícia in loco – segundo as diretrizes e os critérios estabelecidos nesta, cujo teor abaixo reproduzimos:
“1. As atividades e operações que exponham os trabalhadores, sem a proteção adequada, às vibrações localizadas ou de corpo inteiro, serão caracterizadas como insalubres, através de perícia realizada no local de trabalho. 2. A perícia, visando à comprovação ou não da exposição, deve tomar por base os limites de tolerância definidos pela