Trabalho De Procarionte
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Trabalho de biologia celular
Ponta Grossa
2015
Introdução
A menor unidade da vida é a célula. Todas as funções e características dos seres vivos dependem das células que os constituem, pois as células são as unidades morfológicas e fisiológicas de todos os organismos vivos no planeta. Células originam outras células e podem tanto ter vida livre (como muitas bactérias), ou, quando se associar, formar colônias e até organismos multicelulares (como é o caso dos seres humanos).
É possível dividir as células em dois grandes grupos: o grupo das células procarióticas e o grupo das células eucarióticas.
O foco neste trabalho é em células procariontes, explicação, evolução, exemplos e diferença entre procarionte e eucariontes.
DESENVOLVIMENTO
A característica mais marcante das células procariontes é a ausência de núcleo celular. Desse modo, o material genético (DNA), fica agrupado em uma região específica do citoplasma chamada região nucleoide ou apenas nucleoide. O termo nucleoide significa semelhante ao núcleo, já que o DNA dessa região não está envolto por membrana nuclear e por isso não trata-se de um núcleo verdadeiro. O DNA das células procariontes, localizado na região nucleoide do citoplasma, forma um cromossomo circular com menor quantidade de proteínas que o cromossomo das células eucariontes, além de não estar associado as histonas. Os cromossomos eucariontes têm forma linear e não circular. Na grande maioria das células procariontes, existe apenas um único cromossomo circular e anéis de pequenos segmentos de DNA chamados plasmídeos, os quais são importantes para a troca de informações genéticas entre as bactérias.
As células procariontes possuem membrana plasmática e parede celular formada por polissacarídeos e aminoácidos, o chamado peptídeoglicano, conferindo rigidez à parede celular; entretanto, as arqueobactérias não possuem peptídeoglicano na sua parede