Surgimento da Sociologia e o Positivismo.
Sumário
Introdução -------------------------------------------------------------- 3
Desenvolvimento ------------------------------------------------------ 4
Conclusão --------------------------------------------------------------- 5
Referência --------------------------------------------------------------- 6
Esse trabalho tem objetivo de analisa o conceito da sociologia no século XIX, de acordo com o pensamento de Augusto Comte,” o positivismo foi a primeira corrente teórica a pensar a questão social dando origem o conhecimento da sociologia nos dias de hoje. A sociologia é a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.
A sociologia surge na formação social capitalista, quando a sociedade passa a constituir-se em objeto de estudo. Esta Ciência não é unívoca* já que expressa tensões, ou seja, diferentes visões de mundo. É um conhecimento histórico, tem seu surgimento no século XIX. Como qualquer outra ciência não é neutra e esteve, desde o seu surgimento, envolvida com os interesses existentes na sociedade, tanto no sentido de manter a sociedade, quanto no de modificar essa mesma sociedade. Transformações no modo de produzir e nos modos de pensar (Crise do Feudalismo e Revoluções: Econômica como a revolução Inglesa 1640; Política como a Revolução Francesa 1789).
Desses acontecimentos surgem novas classes sociais: burguesia (donos do capital) e proletariado (trabalhadores livres; vendedores da força de trabalho). No decorrer desta parte da história da humanidade, deve-se destacar as características e a importância do pensamento Iluminista na transformação das mentalidades.
Para Auguste Comte, o Positivismo era uma doutrina de característica sociológica, filosófica e