Administração
(resumo do conteúdo debatido e a ser debatido em sala)
Estudo da sociedade onde envolve os indivíduos, campo social e relações sociais. É o estudo científico da vida em grupo dos seres humanos. Estudo dos fenômenos sociais e de como eles se manifestam na sociedade.
O século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento da sociologia. A dupla revolução – industrial e francesa – constituía a instalação definitiva da sociedade capitalista.
A palavra sociologia apareceria por volta de 1830.
A sociologia (surgimento): o que propiciou o seu nascimento foram as transformações econômicas, políticas e culturais que ocorreram no século XIX. Nasce como um conjunto de idéias que se preocupou com o processo e desenvolvimento da sociedade capitalista.
A sociologia buscou respostas às questões colocadas pelas transformações decorrentes das revoluções que em primeiro momento, alteraram a sociedade européia e depois o mundo todo.
O seu surgimento ocorre num contexto histórico específico, que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista.
A sua criação não é obra de um único filosofo ou cientista, mas representa o resultado dos estudos de um conjunto de pensadores que se empenham em compreender as novas situações de existência que estavam em curso.
Revoluções e questões sociais: qual a importância desses acontecimentos para a sociologia? Produziriam fenômenos inteiramente novos que mereciam ser analisados. A sociologia constitui em certa medida uma resposta intelectual às novas situações colocadas pela revolução industrial.
O surgimento da sociologia, como se pode perceber, prende-se em parte aos abalos provocados pela revolução industrial e pelas novas condições de existência por ela criadas. Determinados pensadores da época estavam imbuídos da crença de que para introduzir uma “higiene” na sociedade, para “reorganiza-la”, seria