Poluição
UNIPLAC
ENGENHARIA CIVIL
MARINA LIZ PEREIRA
METODOLOGIA CIENTÍFICA
LAGES
2014
MARINA LIZ PEREIRA
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Trabalho do curso de Engenharia Civil, terceira fase, apresentado à Universidade do Planalto Catarinense, para a disciplina de Metodologia Cientifica.
Professor: Gilberto Sá
LAGES
2014
SUMARIO
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos abordar as várias faces da poluição. Suas causas, definições e consequência.
A poluição no pé da palavra significa a introdução de substância ou energia por parte do homem em um sistema, causando o seu desequilíbrio. Os poluentes podem ser de origem química, genética ou energética. O nível de poluição em qualquer esfera aumentou com o desenvolvimento tecnológico. O avião civil, por exemplo, é o maior poluidor sonora nas grandes cidades. Algo que não ocorria nos séculos passados. Assim como as indústrias liberem quantidades excessivas de CO² na atmosfera, causando a poluição ambiental, a mais conhecida de todos.
Nesse trabalho abordaremos a poluição sonora, visual, atmosférica, da água, do solo, térmica e luminosa. Iremos também apresentar exemplos ilustradas com fotos do campus da universidade.
POLUICÃO
A palavra “poluição” diz respeito à contaminação e/ou à degradação do meio ambiente; prejudicando a vida. Em geral, ela é provocada por nós, seres humanos; mas suas conseqüências afetam não somente as pessoas, mas toda a vida na Terra.
O marco desse problema foi a Revolução Industrial, trazendo consigo a urbanização e a industrialização. Com a consolidação do capitalismo, propiciado por este momento histórico, o incentivo à produção e acúmulo de riquezas, aliada à necessidade aparente de se adquirir produtos novos a todo o momento, fez com que a ideia de progresso surgisse ligada à exploração e destruição de recursos naturais.
Como se não