Surgimento da sociologia e durkheim
1) Discorra sobre o surgimento da sociologia como ciência no contexto europeu do século XIX.
A Sociologia como ciência surge no início da era moderna em um contexto marcado por grandes transformações sociais, econômicas e políticas. Este cenário começa a ser delineado a partir do final do século XV com o surgimento do humanismo, do renascimento e de criticas contra a Igreja, até então dominadora dos preceitos morais e ideais (teocentrismo).
A abertura comercial com a transição do feudalismo para o capitalismo e o surgimento de um estado absolutista, que dá suporte a esta mudança econômica, também são pontos marcantes que revolucionam a maneira de pensar do indivíduo da Europa ocidental.
O desenvolvimento do capitalismo permite a expansão marítima que acarreta o acumulo de capitais pela burguesia e a consequente valorização da economia monetária. Com a descoberta da existência de povos distintos em lugares distantes e de que a Terra é maior do que se pensava, as grandes navegações apresentam uma nova maneira de ver o mundo.
Essas navegações e acumulo de metais preciosos só são possíveis, pois estabelecia-se também uma nova organização política que se opunha a descentralização do sistema feudal com os primeiros traços do que vem a se concretizar como Estado Moderno absolutista.
Além destas alterações na economia e na política, fortes mudanças ocorrem na forma de pensar, principalmente nas formas religiosas. No século XVI, a Reforma Protestante marca a revolta contra os valores feudais e contra a Igreja Católica. Tendo como destaque o educador Comênius, esta revolução defende a auto- salvação a partir da leitura da bíblia, e não de por intermédio um representante divino.
A Igreja Católica reage a estas críticas sem maleabilidade para mudanças. Com a Santa Inquisição e o Concílio de Trento, a Igreja buscou impedir toda manifestação que criticasse a autoridade eclesiástica, seja no campo da fé, seja no das explicações que se propunham para a sociedade e