Surgimento da sociologia e algumas teorias de auguste comte, emile durkheim, marx weber e karl marx
O nome sociologia foi proposto pelo pensador francês, Auguste Comte, que acreditaxia que a ciência da sociedade poderia competir com as ciências naturais. Comte também sentia que o descobrimento das leis da organização social humana poderia ser usado para reconstruir a sociedade de uma forma mais humana.
Karl Marx, um alemão que foi expulso de sua terra natal e que acabou se estabelecendo na Inglaterra, enfatizou a natureza contraditória da sociedade, inspirando uma teoria conhecida como a teoria do conflito ou sociologia do conflito. Na opinião de Marx, as desigualdades na distribuição de meios de produção armam o palco para a transformação da sociedade, pois as pessoas sem os meios de produção se organizam para entrar em conflito com aquelas que controlani a produção, que detêm o poder, e que manipulam os símbolos culturais para legitimar seus privilégios. Ao contrário de Comte, e Durkheim, Marx não acreditava no desenvolvimento de leis gerais para a organização humana.
Max Weber, outro importante fundador alemão da sociologia, engajou-se num diálogo vitalício mas silencioso com Marx, enfatizando que a desigualdade é multidirnensional e não exclusivamente baseada na economia, que o conflito é contingente em condições históricas e não é o resultado inevitável e inexorável da desigualdade, e que a mudança poderia ser causada pelas “idéias” assim como a base material e econômica de uma sociedade. Ele também realçou que a sociologia deve olhar tanto para a estrutura da sociedade como um todo para os significados que os indivíduos conferem para essas estruturas.