Sociologia
UNIVERSIDADE AGOSTINHO NETO
FACULDADE DE CIENCIAS SOCIAIS
TRABALHO DE : INTRODUÇÃO AS CIENCIAS SOCIAIS E HUMANAS
TEMA: EPISTEMOLOGIA NAS CIENCIAIS SOCIAIS
O Docente Garcia Neves Quitari
Introdução
Todas as actividades humanas são reflexivas, de modo em que quem as pratica tem alguma noção de como a faz e os seus objetivos. Na actividade cientifica, a reflexividade é uma exigência. A epistemologia consiste numa reflexão sistemática sobre as condições e implicações do trabalho cientifico, sobre as suas formas e seus momentos.
A objectividade é uma caracterista fundamental do conhecimento cientifico, pois entendemos que um conhecimento para ser cientifico, deve ser objectivo. O Cientista deve mostrar as coisas como elas São e não como ele pensa de deveria ser, acima de tudo a impessoalidade é importante.
Para entendermos a sociologia é importante nos situarmos no passado da história da humanidade na plena Revolução Industrial, o fim do iluminismo, o surgimento do pai da Sociologia Auguste Comte para podermos nos debruçar sobre os nossos clássicos.
A sociologia nasceu como sabemos em meados do século XIX, em plena Revolução Industrial Europeia. De varias formas, foi uma resposta a esse processo, a medida que os jornalistas da época registavam a exploração, pobreza, opressão e miséria da classe trabalhadora
Três Clássicos da Sociologia
Para nos debruçarmos sobre os três clássicos da sociologia é importante frisar que um dos primeiros clássicos foi Auguste Comte que deu nome a esta ciência chamada sociologia em França no ano de 1839. Sobre a epistemologia nas ciências sociais podemos citar três grandes clássicos, como Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber. Cada um desses clássicos defendia a epistemologia os seja o conhecimento