Fisiologia do pâncreas
Segundo o livro "Corpo humano segundo DR.Frankenstein" o pâncreas pode ser descrito como dois órgãos em um. A maior parte dele é formada por glândulas, que produzem e liberam as enzimas digestórias, o restante é formado por celulas que liberam hormônios para controlar os niveis de glicose.
Suco pâncreatico
Anderson Fernandes Dias descreve a produção de suco pâncreático como sendo um liquido digestivo, este é um líquido transparente composto essencialmente por água e minerais (bicarbonato, cálcio, sódio, potássio), bem como por diversas enzimas (cerca de vinte),de qual aproximadamente 1,5 litros são produzidos diariamente, nele contém enzimas capazes de digerir proteinas, gorduras e carboidratos.
Insulina
A produção da insulina é através das células beta dos ilhéus de langenhans do pâncreas, que é levada diretamente ao sangue e distribuida a todo o organismo. A insulina tem grande importância porque permite o aproveitamento da glicose. Quando os valores de glicose sobem as células beta do pâncreas produzem e liberam mais insulina para o sangue, e quando a glicose diminui a produção de insulina diminui consideravelmente. Na falta de insulina o organismo não consegue utilizar a glicose que se acumula no sangue, sendo o excesso eliminado na urina. A falta de produção de insulina pelo pâncreas é causa da doença chamada Diabete.
Glucagon
O glucagon é a hormona fabricada pelas células alfa dos ilhéus de Langerhans do pâncreas. A acção específica mais importante deste hormonio é promover a degradação do glicogénio armazenado nas células hepáticas e propiciar a saída para o sangue das moléculas de glicose geradas a partir deste processo metabólico. Todavia, o glucagon tem uma acção hiperglicemiante, ou seja, contrária à da insulina, pois favorece o aumento da concentração de glicose no sangue. De qualquer forma, o glucagon desempenha uma outra função, em que actua sobre as células beta do pâncreas ao estimular a produção e