Surgimento da Psicologia
INTRODUÇÃO
Observa-se que nas últimas décadas, a adolescência vem ocupando lugar de significativa relevância no contexto das grandes inquietações que assolam a sociedade de modo geral, tanto no campo da educação quanto no campo da saúde e, principalmente com relação a esta população, uma das grandes preocupações é a ocorrência da gravidez.
Geralmente, a gravidez na adolescência é dos principais problemas de saúde pública no Brasil, ficando a jovem e seu filho, vulneráveis a riscos físicos, psicológicos e sociais. A gestação nesta população nem sempre é planejada, e algumas vezes não desejada pela gestante, seu companheiro e sua família de origem, no entanto, é um acontecimento que pode ter seus riscos minimizados, quando acompanhada por uma equipe de saúde responsável pelo atendimento pré-natal.
Dois pontos da vida são ímpares e marcantes nesse processo, a adolescência e a gravidez. Quando elas se apresentam no mesmo indivíduo, podem causar diversos transtornos e conseqüências, em função do processo do amadurecimento de um e do desenvolvimento do outro.
A adolescência é um período crítico da evolução biológica e psicológica do indivíduo no qual incorpora formas de comportamento e atitudes de grande importância para sua vivência como adulto. Ocorrem profundas mudanças caracterizadas, principalmente, por crescimento rápido, surgimento de características sexuais secundárias, exacerbação da sexualidade, estruturação da personalidade, adaptação ambiental e integração social. A maturação sexual é acompanhada por reações emocionais mistas (ansiedade, temor, excitação, prazer) e mudanças freqüentes de humor, alternando-se desânimo e entusiasmo.
Um ponto importante na evolução biológica dos jovens é a concepção de que o indivíduo nesta fase está apto à perpetuação e reprodução da espécie. Não se pode negar que, do ponto de vista da saúde reprodutiva e sexual, ao mesmo tempo em que marca uma passagem para a vida