surgimento da psicologia
A sociedade foi um objeto de análise como um todo para grandes pensadores, assim podendo ser entendida como uma manifestação do pensamento moderno. Com o pensamento ciêntifico e os estudos da sociologia, surgiu "o mundo social".
Assim como descreve no renascimento, uma mudança de pensamento religioso para o ciêntifico, moldando o comportamento das pessoas, sendo eles individual ou coletivo, surgiram as leis através de diferentes culturas, criando então o estado nacional. A partir disso o estado nação, as leis estabelecidas possibilitaram a verba para a navegação, passando de reinos para governos.
O que favoreceu o surgimento da Sociologia foram as transformações econômicas politicas e culturais. A partir do iluminismo surge a democracia, onde os representantes eram os burgueses, e os mesmos eram donos do poder. Assim cria-se uma nova ordem social, a qual entra o voto universal, propondo mudanças. A revolução Francesa e Industrial deram origem a formação de um processo de instalação definitiva da sociedade moderna. Os reinos passam a ser chamado de estados, onde se permite criar leis, arrecadações para as navegações, e dessa forma o governo central passa a lucrar. A ciência da sociedade surgiu a partir da reflexão sobre as transformações, crises afetada pela sociedade industrial, em formas de pensamentos a razão passou a ser principal elemento para explicar a natureza e a sociedade. Entretanto, as reflexões implicam argumentos filosóficos e fatos sociais da sociedade, utililizando um olhar crítico e criterioso da pesquisa social. Falando de Colonialismo, a sociedade Europeia se achava superior, e pensadores afirmavam que na sociedade faltava ordem para progredir. Os pensamentos começam a evoluir, contribuindo para a civilização.
O foco do estudo foi a civilização humana, onde todos deveriam ir para lugares adequados, teriam de sair dos campos para trabalhar em industrias, nas cidades. No capitalismo a