Aula Surgimento Da Psicologia
Enquanto Ciência
PROFª REGINA CÉLIA DO PRADO FIEDLER PELO
LIVRO SCHULTZ E SCHULTZ "HISTÓRIA DA
PSICOLOGIA MODERNA"
As influências filosóficas/fisiológicas sobre a Psicologia
Filosoficamente
podemos entender que o
Empirismo de Bacon e Jonh Locke teve uma forte influência, não só sobre a Psicologia, mas sobre todas as ciências, no sentido de estabelecer a lógica positivista das ciências, enterrando provisoriamente a lógica idealista de Kant e
Hegel).
Ao mesmo tempo a lógica do tempo do sec. XVIII e
XIX(Zeitgeist) era o mecanicismo, qual a imagem do universo era uma imensa máquina. Essa doutrina afirmava que todos os processos naturais são mecanicamente determinados e podem ser explicados pelas leis da física.
Já na medicina, a fisiologia vinha avançando
significativamente , desde 1830, com Müller:
" ele propôs que a exitação ou estimulação de um dado nervo sempre produz uma sensação característica, já que cada nervo sensorial tem uma energia específica. Desta firma começou-se a pesquisar a localização das funções no sistema nervoso e delimitar mecanismos receptores sensoriais na periferia do organismo.
Na segunda metade do século XIX os alemães
fisiologistas estavam muito impressionados com os avanços enormes que a fisiologia apontava no sentido da decodificação das funções cerebrais, pelo uso de estímulos elétricos que podiam mensurar as respostas orgânicas a determinados estímulos ambientais. (Helmholtz, Weber e Fechner)
Wilhelm Wundt
Wundt nasceu em 1832 e faleceu em 1920.
Médico,
filósofo e Fundador do Primeiro
Laboratório de Psicologia Experimental em
1879 (final do século XIX).
Muito influenciado por Fechner (1960) e seu laboratório de Psicofísica
Publicou em 1852 e 1862 os volumes do seu livro mais famoso: “Contribuições para a Teoria da Percepção sensorial”, no qual utiliza pela primeira vez o termo : Psicologia experimental”
Em 1873 e 1874 Publica também o livro
“Princípios de Psicologia Fisiológica” , no
qual