SURDEZ
Resenha do artigo: Programa de Atividades Motoras para Pessoas com Deficiência Visual.
O presente artigo aborda um programa de atividades motoras para pessoas com Deficiência Visual.
Sabemos que o Deficiente Visual tem outra maneira de “enxergar o mundo”, ou seja, depende de outros estímulos, entre eles sensoriais, tato, percepção, para poder compreender o mundo em que vive, visto que perante sua deficiência, seja ela congênita ou adquirida é impossibilitado de visualizar o mundo, as pessoas com as quais convive e participar plenamente da vida cotidiana.
Partindo do pressuposto que a atividade motora traz inúmeros e diferentes benefícios para essa população, o programa de atividade motora elaborado e planejado pela equipe contribuiu para a concretização e sucesso da proposta.
Dados importantes devem ser elencados, entre eles:
• Foi respeitada a individualidade dos participantes,
• Os materiais foram adaptados atendendo a necessidade dos alunos,
• Houve a necessidade das alterações das regras,
• Os comandos de instruções diferenciados.
A partir dos dados coletados diariamente, observou-se que através deles, facilitou a organização, o registro e o planejamento das atividades a serem desenvolvidas.
O trabalho em equipe e as reuniões ocorridas semanalmente foram momentos importantes onde houve troca de informações, análise e discussão que contribuíram para o programa ter resultado satisfatório.
As atividades propostas e os recursos utilizados propiciaram significativamente para o resultado esperado, sendo que estes respeitaram as individualidades e as potencialidades dos participantes, desenvolvendo autonomia nos mesmos e dando a eles oportunidades de se tornarem cidadãos participativos e incluídos nos diferentes ambientes sociais.