Suprimentos de mão de obra
O planejamento é um instrumento imprescindível para a obtenção de sucesso em um determinado empreendimento, pois possibilitam o levantamento sistemático dos meios e a definição de procedimentos necessários para a execução de tarefas, aliados à adequação de custos e oportunidades. Assim, a organização de todas as operações dentro de uma empresa e a execução cuidadosa do plano estabelecido, procura restringir ao máximo as falhas e os equívocos, constitui-se no princípio fundamental para o desencadeamento e sucesso das atividades. Depois que foi feita uma avaliação da atual situação de recursos humanos, e considerada a direção futura da organização, pode-se desenvolver uma projeção das futuras necessidades de ARH.
Será necessário efetuar uma análise anual de cada nível e tipo de cargo significativo para a organização que em geral exige uma adversidade de pessoas porque os empregados não são perfeitamente substituíveis uns pelos outros dentro de uma empresa. Se queremos fazer estimativas precisas sobre as demandas futuras em termos tanto qualitativos quanto quantitativos, há necessidade de mais informações do que seria preciso para determinar iNa verdade, devemos saber que tipos de empregados serão necessários, em termos de habilidades, conhecimentos e capacidades, lembrando que são determinados com base nos cargos indispensáveis para manter a direção estratégica da organização.
As mudanças de estimativas na oferta interna exigem que a administração de RH analise os fatores que podem aumentar ou diminuir a base de empregados. Um aumento na oferta dos recursos humanos de qualquer unidade pode derivar de uma combinação de quatro fontes: novos contratados, trabalhadores eventuais, transferências ou pessoas voltando de licença.
O objetivo do planejamento de RH é combinar as previsões de demanda futura de trabalhadores com a oferta de recursos humanos, tanto no presente quanto no futuro.O aproveitamento das oportunidades existentes no