Supressão de pó
A Supressão de pó é a aplicação de água e/ou produtos químicos em materiais granulados a granel e é subdividida em duas categorias, a primeira antes do pó se tornar poeira e a segunda no abatimento da poeira fugitiva.
Há vários sistemas usados para este propósito, desde simples jorro de água até tecnologias mais avançadas como: aspersores de água com surfactante, água atomizada com ar e surfactante, espuma e sistemas de geração de névoa. Estas tecnologias de supressão acrescentam quantidades diferentes de umidade ao material (Ver figura 1).
[pic]
Figura 1
Taxas típicas de Adição de Umidade para os Sistemas de Supressão de Pó
A supressão de pó antes de se tornar poeira consiste na umidificação do material com água e/ou produtos químicos onde o pó está aderido.
A umidade aumenta a força aderente do material, criando grupos maiores, mais pesados de partículas, e fazendo isto, torna-se mais difícil para que a ação do movimento de ar carregue as partículas de pó, em resumo molhando o material aumenta-se seu peso, prevenindo daí a formação de poeira.
Este processo tem a sua aplicação em pátios de estocagem de matéria prima onde se utilizam canhões aspersores (ver figura 2) que são equipamentos para umedecer com água e/ou aditivos químicos a superfície das pilhas, a pulverização do material deve ser freqüente em função das condições ambientais de temperatura e umidade, onde se deve manter o material úmido para que possamos manter o controle do pó.
[pic]
Figura 2
Canhões Aspersores Umidificando a Pilha de Material estocado
Isto também pode ser feito aplicando a água por umas séries de bicos aspersores corretamente distribuídos e dirigidos nos pontos onde o material se expande e lançados ao ar, como durante a descarga de um transportador de correia em uma calha de transferência.
[pic]
Figura
Bicos Aspersores Umidificando galpão de estocagem de matéria prima