supremo blá blá blá
1) Qual é o tema de que trata o editorial e qual o ponto vista do autor a respeito desse tema? Retirar do texto: dois trechos que justifiquem a sua resposta sobre o tema e dois argumentos que o autor usa para defender seu ponto de vista.
O tema é a linguagem dos juízes do supremo, para o autor a linguagem usada pelos juízes é exageradamente longa,eles usam palavras demasiadas e que cansam. Podemos notar esse ponto de vista do autor por duas citações do texto: “Ninguém esperaria encontra tamanho talento (referindo se aAbrahan Lincoln) para a concisão no supremo tribunal federal brasileiro: mas o contraste ressalta que falar não significa ter muito a dizer”. “Os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa continua a prosperar no judiciário: no supremo, ainda mais em julgamento momentoso como o do mensalão chegam ao seu apogeu”
Um dos argumentos do autor é o fato de que assistir a um julgamento nos passa uma “sensação de leigo”, um outro argumento do autor é que com toda essa loquacidade parece que eles adotam uma “estratégia de lentidão” para o processo.
Questão 2
a) “Abraham Lincoln levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863), às vezes considerado a maior peça de oratória em todos os tempos.”
a) Para maior compreensão desse trecho é necessário que o leitor tenha um conhecimento de mundo, saber quem foi Abrahan Lincoln e saber porque ele fez o discurso em Gettysburg, vai ajudar muito o leitor a compreender e interpretar melhor o texto.
b) “Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta.”
b)Para poder compreender esse trecho é necessário que o leitor tenha um conhecimento textual, o leitor necessita ter conhecimento de diferentes gênero de leitura que possibilite para ele saber o que é uma retórica breve e resumido.