Supervisão: trabalho em equipe
INTRODUÇÃO
As empresas necessitam cada vez mais de equipes treinadas e que contribuam para o andamento eficaz e correto dos processos administrativos. Porém para que a equipe tenha atitudes que possibilitem a eficácia da organização é necessário ter à frente da equipe alguém capacitado para gerenciá-la e transmitir os resultados para o staff da organização: o supervisor. Mas ser supervisor não é somente delegar funções. É atuar com a equipe motivando, ouvindo mais do que discutindo, estimular ações, possuir competências e ter espírito de equipe.
SUPERVISIONAR: A ARTE DE SABER, FAZER E ACONTECER.
A maior parte das empresas estão mudando do conceito de cargos para o conceito de equipes. As grandes corporações estão utilizando apenas o trabalho em equipe visando o desenvolvimento, a postura e a motivação para que as atividades sejam executadas com maior eficácia. Mas o que realmente os supervisores esperam de suas equipes? Esperam que suas equipes produzam resultados positivos através do desempenho acima da média. Mas para que a equipe consiga alcançar resultados é necessário que o supervisor ou líder transmita para sua equipe objetivos claros, visão compartilhada, clara distribuição de papéis e funções adequadas a cada integrante da equipe, sendo aberto a novas idéias para resolução de problemas e avaliação contínua do desempenho individual e em equipe.
Tipos de Equipes
- Equipes funcionais cruzadas: são equipes compostas de integrantes de diversos departamentos da empresa. Esta equipe é formada para alcançar objetivos específicos e que para isso necessita de integrantes de todos os departamentos da empresa, pois é necessário o conhecimento e competências de todas as áreas para a resolução de problemas.
- Equipes de projetos: são formadas especificamente para desenvolver um novo produto ou serviço. Os integrantes são designados com base em suas competências para contribuir com o sucesso do projeto.
- Equipes