SUPERVISÃO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
A profissão de supervisor pedagógico no Brasil foi se modificando ao longo do tempo de acordo com o momento histórico e político. Esta passou de uma visão controladora e autoritária até a que se tem hoje, de um profissional que atua no ambiente escolar de forma colaborativa e integradora.
O supervisor escolar tem papel fundamental no cotidiano escolar, pois este profissional atua buscando a qualidade do processo educativo nos mais diversos âmbitos da instituição de ensino. Ele assessora e subsidia os processos de ensino-aprendizagem, auxiliando os professores na elaboração de propostas que facilitem o aprendizado dos alunos, na construção dos projetos da escola, na integração do grupo, na administração dos recursos financeiros e materiais e estimulando a participação da comunidade.
Tem a responsabilidade de estimular e proporcionar a formação continuada dos docentes, tendo um olhar atento as dificuldades encontradas por eles em sala de aula e aos entraves do cotidiano escolar. Também participa da elaboração e sistemática revisão dos documentos que regem e norteiam o trabalho da escola, como o Projeto Político Pedagógico (PPP), Regimento Escolar, Projetos de trabalho, etc.
No que se refere aos processos avaliativos, cabe ao supervisor pedagógico estimular e orientar essa prática, a fim de que os docentes possam se auto avaliar (seu trabalho, se estão em consonância com o PPP da escola, se estão atingindo as metas educativas a que se propuseram) que a instituição consiga avaliar se seus objetivos estão sendo alcançados (tanto no que se refere à aprendizagem dos alunos como em sua função social) e também que os alunos sejam avaliados de forma contínua, para que possam atingir melhores resultados em cada etapa de estudo.
Trabalhando em colaboração com a equipe gestora, o supervisor deve participar do planejamento de aplicação dos recursos financeiros recebidos pela instituição de ensino, buscando o