Supervisão Educacional no contexto da escola
Ideias apresentadas ao “Relatório para UNESCO da Comissão internacional sobre Educação para o século XXI – este prioriza a noção de educação ao longo da vida e a possibilidade de se pensar e construir um destino comum, a fim de que cada um compreenda melhor a si mesmo.
Noção de Educação do século XXI
Prioriza-se a constituição do espaço institucional escolar baseado na aquisição, atualização e aplicabilidade dos saberes e que busca o aprender a viver juntos, desenvolvendo os conhecimentos acerca dos outros, da sua história. Busca resgatar três dimensões básicas da educação: ética e cultura, científica e tecnológica econômica e social, de modo a conciliar quantidade e pertinência, equidade e qualidade.
Educação permanente – uma necessidade de renovação cultural e renovação em serviço.
Sociedade da informação
Políticas educativas – tem por principais objetivos contribuir para a melhoria da qualidade de vida, redefinir critérios de desenvolvimento humano sustentável e estimular vivências concretas de democracia.
Nova sociedade: caracterizada pela digitalização da informação, ocorreu uma grande revolução no universo da comunicação. Portanto, a atuação dos docentes deve ser como agentes de mudança na formação de pessoas capazes de evoluir, interagir e discernir orientadas num mundo em constantes transformações para pensar e agir de modo crítico e autônomo. A educação na Sociedade da
Informação
Os sistemas educativos precisam se estruturar na elaboração de programas e na definição de novas políticas educacionais, estruturadas em 4 pilares do conhecimento considerados como aprendizagens fundamentais e bases da educação na aquisição, atualização e utilização dos saberes.
São eles: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
Aprender a conhecer
Supõe o exercício da atenção, memória e pensamento, ao mesmo tempo em que, traduz os