Superior
FACULDADE DE ECONOMIA
CIÊNCIAS ECONÔMICAS
CRESCIMENTO ECONÔMICO DO PERU
Discente: Eduardo Felipe Bis Teixeira
Curso: Ciências Econômicas
Docente: Sheila C Ferreira Leite
Cuiabá – MT
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO…………………………………………………..1
2. ECONOMIA……………………………………………………...1
2.1. INDICADORES ECONÔMICOS………………………….1
2.2. PIB: EVOLUÇÃO…………………………………………...3
3. COMÉRICIO EXTERIOR……………………………………...5
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS……………………………………7
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS………………………….8
1. INTRODUÇÃO
O Peru é a economia latino-americana que mais cresceu nos últimos anos. Depois de décadas de desarranjos, o país alcançou invejável estabilidade macroeconômica e político institucional. Já é a sétima maior da região, sendo pouco menor do que a economia chilena (PIB calculado segundo a paridade de poder de compra da moeda local).
No âmbito político, o Peru sofreu modificações devido aos vários tipos de governos que foram instaurados, que passa de governos civis e militares, da década de 50 até a década de 80, passando pela democracia e, mais recentemente, pela instauração de uma política mais liberal economicamente, onde o país é inserido na economia mundial.
O período compreendido entre 1950-2000, onde houve um grande fluxo migratório da população do campo para a cidade, desequilíbrios sociais de guerrilha e narcotráfico assolaram a população e o desenvolvimento econômico não parecia ser capaz de contemplar as demandas sociais. No entanto, apesar do cenário desanimador, as tentativas de inserção no mercado econômico, ampliação de mercados e oportunidades de superação do subdesenvolvimento não cessaram e, hoje, o país possui importantes graus de interação econômica com os principais blocos e acordos de integração (PINTO, 2003).
2. ECONOMIA do país
2.1. Indicadores Econômicos
Atualmente, a economia do Peru baseia-se na indústria, nos serviços, na agricultura, na pesca e