Supercondutividade
CEVT
SUPERCONDUTIVIDADE
Aluna: Luana de Moraes Margatto
N°15
Francisco Alves-Paraná
2014
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre Supercondutividade mais concretamente sobre a definição, condições que ele pode ocorrer, progresso feitos na física e as perspectivada sua utilização. O objetivo desse trabalho é especificar os temas citados acima.
O trabalho este organizado em quatro partes .
A metodologia utilizada para a elaboração do trabalho foi pesquisa na internet.
Condições em que pode ocorrer.
A corrente elétrica durante o processo de transporte, que vai das usinas geradoras até os centros consumidores, sofre significativa perda de energia. Essa perda ocorre em razão da resistência elétrica dos fios condutores de eletricidade. Ocorre que boa parte da energia elétrica é transformada em energia térmica, sendo dessa forma dissipada para o meio ambiente. Como forma de diminuir essa perda de energia usa-se fios condutores com baixa resistência, como o cobre, por exemplo, e conduz a corrente sob alta tensão, mas mesmo assim em distâncias que ultrapassam 400 km as perdas ainda acontecem, podendo chegar até 20%. Em virtude disso, muitos cientistas buscam conseguir os chamados condutores ideais, aqueles que conduzem energia elétrica sem que ocorram perdas para o meio ambiente.
A supercondutividade é uma propriedade física que certos materiais apresentam quando são esfriados a temperaturas extremamente baixas, podendo conduzir corrente elétrica sem resistências e nem perdas de energia. Esse fenômeno foi descoberto em 1911 pelo físico holandês Heike Kamerlimgh-Onnes, quando observou que a resistência elétrica do mercúrio desaparecia ao ser resfriado a 4K, o que corresponde a – 269,15 °C, dessa forma, ele acabava de tornar o mercúrio