supercondutividade
SLIDE 2 – INTRODUÇÃO :
CONDUTIVIDADE E RESISTIVIDADE: A condutividade é uma propriedade que determinados materiais têm de transportar cargas elétricas ao longo de sua rede de átomos, e em oposição a esse movimento existe a resistividade.
FATOR TEMPERATURA: Como já é bem conhecido, a maior parte das propriedades físicas variam com a temperatura, a condutividade e a resistividade não são diferentes.
SUPERCONDUTIVIDADE: A relação entre a temperatura e a resistividade é razoavelmente linear para a maioria dos metais. Com isso, já no inicio do século, se esperava que em temperaturas muito baixas, próximo ao “zero absoluto” a resistividade poderia tender a zero, aparecendo uma nova propriedade de supercondutividade. Supercondutores são materiais que apresentam pouca ou nenhuma resistência ao fluxo elétrico.
FONTE: http://www.if.ufrgs.br/tex/fis01043/20032/Fabiano/supercondutores.htm
SLIDE 3 –
SUPERCONDUTORES METÁLICOS E CERAMICOS: Como a supercondutividade é o fenômeno da transmissão de energia elétrica onde o material perde sua característica resistiva natural. Ou seja, sem perdas na forma de calor. Esse fenômeno ocorre quando o material encontra-se em sua temperatura crítica, que são temperaturas baixíssimas, obtidas com resfriamento com hélio ou nitrogênio líquido.
TEMPERATURA CRÍTICA: É possível observar na tabela que alguns materiais cerâmicos apresentam esse fenômeno em temperaturas (Tc) muito mais conveniente do que os próprios metais que são naturalmente conhecidos como bons condutores de corrente elétrica.
TABELA: Apenas mostrar a diferença da Tc dos materiais cerâmicos e metálicos, destacando que a Tc dos cerâmicos é mais alta o que os tornam mais aplicáveis.
FONTE: FONTE: How Stuff Works. Disponível em: http://www.hsw.uol.com.br/questao610.htm . Acesso em: 1 dez. 2013
SLIDE 4 –
Os supercondutores são divididos em dois tipos, supercondutores Tipo 1 e Tipo 2.
Supercondutores Tipo 1 são formados principalmente pelos metais e