Articulação do filme "O Lenhador" com os conceitos psicanalíticos de falo e castração
CURSO DE PSICOLOGIA
DÉBORA FERNANDES
ARTICULAÇÃO DO FILME “O LENHADOR” COM OS CONCEITOS PSICANALÍTICOS DE CASTRAÇÃO E FALO
CASTRAÇÃO
Segundo Freud, a castração no menino ocorre por volta dos cinco anos de idade, quando ele toma a noção de que seres semelhantes a ele não tem o falo. Então, ele cria a fantasia de que se ele fizer algo de errado, o seu falo pode retirado, a partir daí surge o medo de ser castrado ou a angústia de castração. O modo como o complexo de castração toma procedência e como o sujeito lida com essa angústia na infância, vai definir a sua estrutura psíquica e como ele vai lidar com os limites e as leis na fase adulta.
Já para Lacan, a castração é o corte do vínculo entre mãe e filho, esse corte é feito pela figura do pai, que representa a lei. Se a lei não imperar de forma eficaz na infância, o vínculo mãe – filho não é cortado, nesse caso acontece a denegação da castração, definindo uma estrutura psíquica perversa, onde o sujeito na vida adulta vai estar sempre desafiando a lei. Apesar de não se subjulgar á lei, o perverso está sempre “deixando rastro” dos seus atos que desafiam as leis, como se estivesse pedindo para que os limites que não foram impostos na infância, sejam impostos na vida adulta. O filme O Lenhador, conta a história de Walter, um pedófilo, que tem a estrutura perversa e acabou de sair da prisão para cumprir o restante da pena em liberdade condicional, onde tem sempre um policial vigiando seus atos, o policial representava para Walter, a lei que deveria ser respeitada. Quando a lei incide muito forte sobre ele, acaba mostrando os seus limites e trazendo a angústia de castração, isso é mostrado no filme após as visitas do policial, quando Walter sempre fica em estado de tensão.
Outra cena na qual aparece a angústia de castração é quando Carlos, cunhado de Walter, o chama de doente, nesse momento ele se depara com o limite e se sente angustiado. Por estar