Super Size Me
“Super Size Me - a dieta do palhaço” é um documentário realizado em 2003 para mostrar os malefícios causados pela quantidade excessiva de comidas com muita gordura e açúcares. Morgan Spurlock decide fazer uma dieta de 30 dias, apenas comendo Mc Donalds, em todas as refeições diárias. A empresa hoje possui processos pela influência ao consumidor e pelos malefícios que suas comidas causam.
Os Estados Unidos é a nação mais gorda do mundo. O estado de Mississipi tem ¼ da população de obesos. A morte por obesidade só não perde pela morte causada pelo cigarro.
Morgan Spurlock buscou por diversos médicos de áreas diferentes, que acompanharam sua dieta a base de Mc Donalds. No começo de sua dieta seus exames foram muito positivos e seu peso era de 84 kg.
Segundo John F. Banzahalf , 40% das refeições são feitas fora de casa e as crianças são as maiores prejudicadas e influenciadas pela propaganda do Mc Donalds, por esse motivo ele diz que “é justo que se aponte a arma para o Mc Donalds”, já que eles são os maiores responsáveis pelo mau hábito e influência da alimentação errada.
Conforme os dias de sua dieta ele foi observando as mudanças em seu organismo, e inclusive passou mal no segundo dia das refeições do Mc Donalds. Morgan deixou sua vida saudável de lado e começou a seguir os hábitos da maioria dos americanos. Com uma alimentação inadequada e sem nenhuma atividade física, a não serem suas caminhadas até a lanchonete.
Observamos com este vídeo que além dos mus hábitos dos adultos, as crianças e adolescentes passam pelo mesmo problema. Os alimentos disponíveis na escola, na hora do lanche e almoço, são alimentos nem um pouco saudáveis. Com níveis de gordura e de açúcares muito alto.
Com o final do documentário as mudanças no organismo de Morgan foram realmente visíveis. Seus últimos exames foram assustadores e nem os próprios médicos acreditaram. Ele, que pesava 84 kg no início do vídeo, no final estava pesando 95,2 kg.
Com esse