Carga E Descarga Definitivo
1
Carga e Descarga de Capacitor
Gabriela Maia Camargo, aluna de Física Experimental II, UNESP-FEG
Resumo — Este relatório visa descrever o experimento de carga e descarga de um capacitor, que foi empregado para a determinação da constante de tempo de um circuito RC e, através deste parâmetro, mensurar a capacitância real do capacitor utilizado no experimento. Foram utilizadas ferramentas físicas, matemáticas e gráficas apropriadas, para um resultado plausível.
I. INTRODUÇÃO
capacitor, maior a carga acumulada para uma dada tensão. [3]
Este experimento teve por fim justamente determinar o valor real da capacitância de um capacitor, inicialmente desconhecido. Para tanto, utilizamos um circuito RC que associa um capacitor e um resistor em série e levantamos curvas características deste circuito.
Teoricamente, para o equacionamento do circuito que será utilizado e é descrito no Apêndice D1, as curvas da Fig. 2 seriam obtidas para o experimento a ser descrito:
O
CAPACITOR é um elemento recorrente de circuitos elétricos, eletrônicos e sistemas de potência. Suas aplicações são das mais variadas, como a filtragem capacitiva, correção do fator de potência de instalações e, em princípio, nas cadeias de isoladores de alta tensão. Este componente consiste de duas superfícies condutoras separadas por um material não-condutor ou dielétrico, que pode ser de diversos tipos e aplicadas em diversas situações, como ar, papel impregnado, Mylar, mica, vidro ou cerâmica [1].
Fig. 2. Curvas teóricas de carga e descarga de um capacitor, que representam exponenciais amortecidas. [4]
II. O EXPERIMENTO
Fig. 1. Esquema de um capacitor em um circuito. [2]
Uma das propriedades do capacitor que será explorada neste relatório é de acumular cargas e, consequentemente, energia elétrica, através da transferência de cargas de uma placa para a outra, sendo estas de sinais contrários, de acordo com a seguinte equação: q CV (1)
Onde q, em coulombs, indica a carga acumulada, V, em