Sunday bloody sunday
A canção ficou na posição de número #268 entre as 500 Melhores Canções de Todos os Tempos da revista Rolling Stone, em 2004. A revista britânica New Statesman classificou-a como uma das canções do "Top 20" das canções políticas.
Há dois filmes que explicam e narram magistralmente o chamado Bloody Sunday: Domingo Sangrento (Bloody Sunday, Inglaterra/Irlanda, 2001), de Paul Greengrass, ganhador do Urso de Ouro no Festival de Berlim, e o documentário Domingo (Sunday, Inglaterra/Irlanda do Norte, 2002), de Charles McDougall.
Em 1972, cidadãos (maioria católica) saem em passeata exigindo seus direitos civis pelas ruas de L´Derry. Sem motivo aparente, soldados britânicos atiram e matam 13 pessoas desarmadas e, até onde se sabe, sem qualquer conexão com o Exértico Republicano Irlandês (IRA), o grupo terrorista que abdicou da luta armada em 2005, após protagonizar uma violenta campanha pela desanexação da Irlanda do Norte do Reino Unido. A guerrilha envolvendo o IRA, grupos paramilitares protestantes e a famigerada Royal Ulster Constabulary (RUC), polícia norte-irlandesa na época, dura mais de 30 anos e mata cerca de 3 mil pessoas – isso num país do tamanho de Yorkshire, na Inglaterra, e com cerca de 2 milhões de habitantes.
História dramatizada, Domingo Sangrento, de