Trabalho sobre Movimento Separatista na Irlanda
A Irlanda é um país europeu localizado a noroeste do continente. O seu território não está fisicamente ligado à Europa, tendo em vista que ocupa uma grande ilha situada a oeste do Reino Unido. O território irlandês abrange uma área de 70 284 km², onde vivem cerca de 4,5 milhões de habitantes.
O que muitos não sabem é que, devido a conflitos religiosos, o país é dividido em dois. De um lado a chamada Irlanda do Norte, parte do Reino Unido que é constituido também pela Escócia e País de Galês. De outro, a Irlanda do Sul (também conhecida como República da Irlanda), que se tornou independente do domínio britânico durante o século XX.
Irlanda do Sul e Irlanda do Norte: porquê essa divisão?
A história começa no século XII, quando o monarca inglês Henrique II tentou anexar a ilha da Irlanda ao seu reinado. Os irlandeses resistiram até o século XVII, mas, a partir daí, milhares de britânicos passaram a se transferir para as novas terras. "O processo foi organizado para atrair colonos da Inglaterra, da Escócia e do País de Gales através de generosas ofertas de terras, com o objetivo de transplantar toda uma sociedade para a Irlanda", diz o antropólogo John Darby, da Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos. Os recém-chegados eram, em sua maioria, protestantes - enquanto os irlandeses seguiam estritamente a religião católica. Assim, o mesmo território passou a ser ocupado por dois grupos hostis, um acreditando que suas terras haviam sido usurpadas e o outro temendo rebeliões.
A partir do século XIX, essa região se industrializou e se urbanizou mais rápido, aumentando as diferenças econômicas em relação ao sul do país, ainda dependente da agricultura. Como as tensões continuavam, em 1920 o parlamento inglês criou duas regiões com autogoverno limitado na ilha: a de Ulster, ou Irlanda do Norte, com predomínio de protestantes, e a dos condados restantes, a Irlanda do Sul, com maioria católica. Dois anos depois, a soberania da Irlanda aumentou,