Sulfato de cobre CuSO4
Por ser economicamente mais viável, o sulfato de cobre é geralmente comprado e não preparado em laboratório. Ele pode ser produzido pela reação química de ácido sulfúrico com uma variedade de compostos de cobre (II). Pode ser preparado também pela eletrólise de ácido sulfúrico, usando elétrodos de cobre.
Propriedades Químicas
O sulfato de cobre é um fungicida (mata fungos) muito usado na agricultura e jardinagem. É um dos principais componentes da Calda Bordalesa, empregada principalmente na cultura de frutos (uva, figo, goiaba, tomate, etc) contra uma doença fúngica chamada ferrugem.
O sulfato de cobre pentahidratado decompõe-se antes de liquefazer, perdendo quatro águas de hidratação à 110 °C a 200 °C, graças ao rompimento das interações de Van der Walls. À 650 °C, o sulfato de cobre(II) decompõe-se em óxido de cobre(II) (CuO) e trióxido de enxofre (SO3). Sua coloração azul deve-se as suas águas de hidratação. Quando em contato com chama, seus cristais se desidratam e tornam-se cinzentos. O sulfato de cobre na sua forma anidra apresenta-se fortemente higroscópico.
Usos
Como herbicida, fungicida, pesticida
Sulfato de cobre penta-hidratado tem ação fungicida. Misturado com cal é chamado de calda bordalesa ou mistura de Bordeaux e é utilizada para controle de fungos em uvas, melões, e outras frutas. Outra aplicação é como composto de Cheshunt, uma mistura de sulfato de cobre e carbonato de