Avaliação de desempenho
Dessa forma, os objetivos podem ser:
- Individuais;
- Departamentais;
- Organizacionais.
Ao construírem objetivos de maneira definitiva, as organizações, os departamentos ou as pessoas estão contribuindo para o aumento da produtividade, qualidade dos produtos e serviços da empresa e, por outro lado, aumentando a motivação e o poder de realização dos sujeitos no trabalho.
Ressalta-se que não é cabível determinar que todo o enunciado seja um objetivo. Para que um enunciado possa de fato, ser um objetivo é necessário que ele seja específico e, realista no intuito de que os alvos possam ser verificados com data limite para atingir, e ainda inclua metas intermediárias.
Lembre-se: Desejos não melhoram o desempenho.
Entende-se que os objetivos organizacionais são hierarquizados e iniciam-se pelos objetivos estratégicos. Com base nesses últimos, definem-se os objetivos departamentais e, após, os objetivos individuais.
Tem-se que os objetivos estratégicos são os enunciados mais relevantes da instituição, isso porque são eles que definem os rumos do negócio e sem eles torna-se impossível a definição dos demais objetivos da rede e, consequentemente, a aplicação da avaliação por objetivos.
A consecução é outro motivo importante da hierarquização, pois os objetivos individuais contribuem para a conquista dos objetivos departamentais e estes com os estratégicos.
É importante frisar que os objetivos devem ser audaciosos, porém dentro do limite possível de ser cumprido, sem jamais serem formulados de forma estreita que, de tão fácil, termine por não construir motivação para sua conquista.
O objetivo não sendo do tamanho ideal pode acarretar que os objetivos departamentais acabam por não ser atingidos, levando a consequências desastrosas na consecução dos estratégicos.
Fonte: PORTAL