Solução de CuSO4 (Sulfato de Cobre)
Objectivos 2
Introdução 2
1. O QUE É UMA SOLUÇÃO AFINAL? 2
2. Concentração Mássica? 3
3. Concentração Molar? 3
4. Concentração entre molar e mássica. 4
Métodos & Materiais 4
Procedimentos & Resultados 5
1. PRIMEIRA SOLUÇÃO 6
2. SEGUNDA SOLUÇÃO 6
2.1. Primeiro Cálculo 6
2.2. Cálculo Corrigido 7
Análise 7
Conclusão 8
Objectivos
O objetivo deste trabalho foi realizar a experiencia de carácter pratico do que já haveram-mos aprendido na teoria. Deixando assim, os alunos, com uma maior noção de o que é uma solução e, assim também, como é o aspeto do resultado dessa mesma solução.
Introdução
Tendo sido dado pelo docente Paulo Martinho na disciplina de Física Química o módulo “Soluções” este propôs-nos que efetuássemos uma experiência prática sendo esta, tal como o nome do módulo nos indica a preparação de uma “solução” sendo esta de sulfato de cobre CuSO4, para que pode-se-mos nós próprios, os alunos, constatar estes fenómenos que é a junção de dois químicos numa mistura homogénea ou como podemos chamar também solução. Para a realização deste trabalho toda a turma foi dividida em grupos de 5 membros sendo que os meus associados foram o João Cabral, Diogo Medeiros, Pedro Sousa e João Hilário toda via este os relatórios entregues são de carácter individual sendo que este relatório é fruto unicamente da minha autoria.
O Que é Uma Solução Afinal?
Uma solução é o nome dado pelos químicos ás dispersões cujo tamanho molecular é menor que 1 nanómetro (10 Ångströns)1. A solução ainda pode ser classificada por uma concentração mássica homogênea (a olho nu e ao microscópio), além disso pelos métodos físicos é impossível separar o disperso do dispersam-te.
As soluções são compostas por moléculas ou íons comuns. Estas Podem circundar substâncias, tais como, sólidos, líquidos e gases. Assim a própria solução também pode apresentar-se nesses três estados da matéria.
É importante destacar que soluções gasosas são formadas apenas por solvente e